A sensação de que fazem parte de uma família que os acolhe e tem carinho por eles, faz uma grande diferença em nossa instituição. O ambiente familiar proporciona para os nossos assistidos, “eternas crianças “que precisam de proteção e cuidado, um ambiente seguro e estável, um suporte emocional e um senso de pertencimento. Ou seja, aqui sentem que têm família, que são cuidados, que são amados.
Em nosso instituto muitos exercem diariamente a função da maternidade e da paternidade. São os cuidadores e cuidadoras, os colaboradores (as) da cozinha, lavanderia, limpeza e manutenção, o administrativo e os técnicos das diversas competências profissionais.


Destaca-se, no entanto, a responsabilidade maior do diretor da instituição, que, mesmo não estando o tempo todo disponível para acompanhar pessoalmente cada “filho” abrigado pela instituição, é o responsável por todos, e deve responder diante de Deus e da sociedade acerca de cada vida que a Providência Divina nos confiou.


Com o objetivo de confirmar e ressaltar este clima de família, as professoras do Ensino Especial organizaram com os internos do Instituto uma homenagem ao diretor da instituição, entre as datas comemorativas do dia do Padre e do dia dos Pais.


No meio do burburinho próprio de ocasiões festivas, entre palmas e gritos, pequenas falas de carinho, caraoquês, cantigas e muita alegria, nossos “filhos queridos” demostraram o quanto precisam de alguém para chamar de Pai, de Mãe, de Irmão.